segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Agapornnis, Calopsita e Diamante de Gould

Os Agapornis é originário do continente africano foi descoberto em 1793 e levado para a Europa em 1860. Conhecidos também como Love Birds ou Pássaro do Amor, a palavra AGAPORNIS significa no grego, “Pássaro do Amor” e tem como principal característica de viver em casais. Chegaram ao Brasil, na década de 80. Antes de começar sua criação, verifique o local onde irá adequar suas aves. Após o 8º dia da gala, surge o primeiro ovo. As aves botam em dias alternados, de 4 a 6 ovos por postura. Os ovos eclodem após 21 a 23 dias. Normalmente, ocorrem nascimentos em dias consecutivos, durante o prazo de 7 dias. Assim, temos filhotes da mesma ninhada, de diferentes tamanhos. Para evitar esse problema, podemos retirar os ovos à medida vão sendo botados para devolvê-los ao ninho após o término da postura, o que não é aconselhável para criadores iniciantes. Quem tiver mais de um casal criando ao mesmo tempo, poderá trocar os filhotes de ninho, deixando todos os de tamanho aproximado em cada ninho. Os anéis devem ser colocados nos filhotes entre o 8º e o 12º dia do nascimento. Coloca-se os anéis deixando os dedo do filhote na horizontal, sendo 2 para frente e dois para trás, passando-se o anel até acima do pé. Os Agapornis de aro branco (Fischeri, Personata, Nigrigenis) carregam a palha no bico, inteira; às vezes até pedaços do sabugo de milho e o que tiver por perto. Os roseicollis colocam os fios de palha entre as penas do rabo e as levam para o ninho. Dentro do ninho elas soltam a palha e fazem movimentos circulares, confeccionando o ninhos. Os Roseicollis quase sempre só a fêmea faz isso e os machos costumam fazer após "velhinhos" - após aproximadamente 5 anos.


As calopsitas são originarias da Austrália, e pertencem à família das Cacatuas. A Mesma familia dos papagaios e periquitos, um dos mais conhecidos no mundo. Em 1792 ocorreu a  primeira descrição científica desta espécie. Porém somente a partir de 1884, na Europa, elas começaram a ser criada. Em 1949 houve uma maior disseminação da espécie com o surgimento da primeira mutação documentada, a Arlequim, no estado da Califórnia (Estados Unidos). A partir da década de 1970 houve a introdução destas aves no Brasil de forma organizada. A partir daí, outros padrões de cores foram sendo fixados, ganhando então a Calopsita enorme popularidade, igualando-se, praticamente, àquela do periquito australiano. A Calopsita assim como as Cacatuas é uma bela ave e possui uma bela crista que se move de acordo com os sentimentos da ave.Muito dócil e pacífica, seja com outras aves ou mesmo com seres humanos, porem existem calopsitas que sofrem maus tratos e pegam medo dos humanos, vindo a se defender de todo e qualquer sensação que pareça uma ameaça a elas. Tirando esse detalhe são muito doceis e nem um pouco agressivas e se o viveiro não for muito pequeno, convive bem inclusive com aves menores. Mesmo sendo maior que os outros habitantes de um viveiro, a Calopsita não tenta dominar o local, afugentando as outras aves dos poleiros ou ninhos.


Diamante de Gould é um pássaro bonito e dócil, com características de um bom pássaro de estimação. Um dos mais vendidos do mundo o Diamante de Gould é um espetáculo a parte, sua coloração muito variada e bem definida, faz dele um pássaro unico em beleza e elegância. Todos se encantam com tanta beleza. Um Diamante de Gould apesar de ser bonito, para os criadores um bom exemplar deve ter as cores bem vivas e definidas, ou seja uma cor não pode mesclar-se com a outra. Outro exemplo é de quando a cor do peito é branca. A tonalidade desse branco deve ser a mais clara possível, não permitindo-se o acinzentado, exceto na cabeça, onde é permitida por ser uma diluição da cor preta na cabeça. Um único exemplar, pode ter até 7 cores diferentes. O Diamante de Gould selvagem é uma espécie única mas existe sob várias formas, que hoje já são 25 fixadas no mundo, fácilmente encontradas com criadores e em pet shops.Um fato interessante que poucas pessoas sabem, é que o macho tem as cores mais vivas e predominantes que a fêmea. Os Diamantes machos usam essa caracterista para protejer suas fêmeas e filhotes na época de acasalamento, chamando atenção dos predadores enquanto a fêmea e os filhotes ficam em segurança no ninho. Na natureza, são pássaros muito sociais, podem ser encontrados em bandos e na época da ninhada, pode haver mais de um ninho na mesma árvore. São pássaros quietos, e vivem normalmente longe dos homens. Seu canto não é ouvido em longas distâncias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário